Fechar Propaganda

Goioerê perdeu grande área territorial nos últimos anos

Antigamente Goioerê fazia divisa com os municípios de Cruzeiro do Oeste; Araruna; Campo Mourão e Guaíra, totalizando uma área de 1.925,50 km2. Depois de várias emancipações o território goioerense é atualmente de apenas 529,5 km2.

Atualizado em 10/06/2017 19:19:56

Essa coluna é composta de história de nossa gente, geografia e informações que poderão ser usadas a fins de pesquisas aos nossos munícipes e hoje vamos conhecer um pouco de conhecimento gerais sobre a nossa querida Goioerê
Quando foi criado em 10 de agosto de 1955, as fronteiras do município de Goioerê iam muito além das atuais. A lei Estadual nº 48/55, cita as seguintes divisas para o então recém criado município, com área de 1.925,50 km2.
Mas estas divisas perduraram apenas por cerca de cinco anos, pois em 1960 houve retificações de divisas e os limites do nosso munícipio foi alterado, ficando limítrofes com os municípios de : Campo Mourão, Mamborê, Ubiratã, Cascavel, Alto Piquirí e Umuarama.
No ano de 1961 o munícipio teve a sua primeira perda territorial com o desmembramento de Moreira Sales, que ganhou autonomia administrativa. Em 1963 emancipou-se o então distrito de Mariluz e a área do munícipio de Goioerê passou a ser de 1.136,31 km2. Os novos limites do munícipio que vigoraram de 1963 a 1992, eram a seguinte:
Norte : Moreira Sales
Sul : Ubiratã
Leste : Janiópolis
Oeste : Formosa do Oeste
Noroeste : Mariluz
Sudeste : Juranda e Boa Esperança
Sudoeste : Nova Aurora

Com a emancipação do distrito de Rancho Alegre do Oeste em 1992 e de Quarto Centenário em 1996, o munícipio teve sua área reduzida para menos da metade ficando com 529,5 km2 ou 52.950 hectares ou ainda 21.880 alqueres e limita-se fisicamente com:
Norte : Moreira Sales
Sul : Rancho Alegre do Oeste
Leste : Janiópolis
Oeste : Formosa do Oeste
Noroeste : Mariluz
Sudoeste : IV Centenário

LOCALIZAÇÃO
Geograficamente o munícipio de Goioerê está situado no terceiro planalto, na região Noroeste do Paraná, a 550 metros acima do nível do mar, na latitude 24º, 13 sul e longitude 53º do meridiano de Greenwich.
TOPOGRAFIA
O relevo se apresenta de ondulado a suavemente ondulado, a cidade de Goioerê se situa numa pequena colina entre o rio Água Branca e o rio Água Bela. O solo é constituído por pequena predominância de latos solo vermelho escuro, distrófico de textura argilosa mista, argilosa arenosa e ainda arenosa argilosa.
CLIMATOLOGIA
Predomina o clima sub-tropical úmido, mesotérmico, com verões quentes e geadas pouco frequentes, com tendência de concentração de chuva nos meses de verão acima do paralelo 24º sul, sem estação seca definida e com temperatura média oscilante entre 17 e 30º. A umidade relativa do ar é em torno de 70%
HIDROGRAFIA
Todos os rios que banham o munícipio de Goioerê pertencem á grande bacia do rio Piquirí.

JÚNIOR CORREIA PAZ


Você também pode querer ver estas notícias!

Árbitra de Goioerê percorre o Brasil para atuar diversos jogos

Corpo de Bombeiro adquiriu mais de R$ 200 mil em equipamentos

Orient traz novidades da Expo Abióptica para o Dia dos Namorados

Goioerê folga domingo e pode perde liderança no ‘Amador’