GOIOERÊ, 14 DE DEZEMBRO DE 2017   -  

Coluna Semanal - História de Nossa Gente

Goioerê: 62 anos de história para contar

Atualizado em 09/08/2017 21:58:48

Todos aqueles pioneiros que trabalharam pelo surgimento de Goioerê em meio a mata virgem, hoje reúnem filhos, os netos e os mais jovens para contar as histórias daqueles tempos difíceis. Histórias vividas e que reunidas com outras épocas de desenvolvimento, formam os 62 anos do nosso município.
10 de Agosto de 1955, através da lei 48/55, nascia o município de Goioerê, desmembrado do vasto território de Campo Mourão e ao longo desses 62 anos tivemos muitos destaques que ajudaram a elevar o nome de Goioerê, sendo que muitos deles foram destaques positivos e outros nem tanto, como por exemplo o mais longo assalto a banco da história do país em 1988 que durou 144 horas.
Através da pujança do município, Goioerê em apenas 8 anos de emancipação virou comarca no dia 19 de Agosto de 1963, no mesmo dia inaugurou-se a rádio Goioerê. O Município que era nos primeiros anos o maior produtor de hortelã do mundo, teve seu auge populacional no inicio da década de 70, chegando a 100 mil habitantes, década em que foi marcada também pela geada negra em 1975, onde foram erradicados os cafezais, dando lugar a culturas mais rentáveis como o algodão e o soja, é criado o Goioerê Clube de campo, é fundada a Coagel e a Aldeia SOS.
O inicio da década de 80 a poeira e a lama dava lugar a BR 272, era a realização de um antigo sonho que une Goioerê a Campo Mourão e grande parte da malha viária da cidade ganha pavimentação asfáltica. É criado o hino e a bandeira do município, inaugura-se a fiação Coagel, nessa década Goioerê tinha grandes times de Handebol masculino e feminino e o basquetebol tinha destaque no Estado.
Em 1990 o Grêmio Goioerê sagra-se campeão da segunda divisão, alcançando a elite do futebol paranaense, é criado o campus regional da UEM, nessa década Goioerê teve sua área reduzida pela metade com a emancipação em 1992 do distrito de Rancho Alegre do Oeste e em 1996 o distrito de IV Centenário.
Começa o século XXI com inauguração do Pronto Socorro 24 horas, instala-se a faculdade Dom Bosco, a igreja católica constrói torre, é criado o prato típico de Goioerê “Leitão Maturado”, inaugura-se o Parque do Povo e desde o inicio do novo século Goioerê vem ganhando melhorias, novos bairros, chega a Goioerê a Copacol que é um grande gerador de empregos, mas Goioerê como toda cidade do interior sofre com a falta de segurança e o atual momento que o país atravessa.
Esses são alguns fatos e acontecimentos que marcaram nossa história, aqui nasceram e vivem grandes talentos nas mais diversas áreas que se destacam a nível estadual, nacional e até internacionalmente e nessa data querida, não é só Goioerê que faz aniversário, podemos dizer que todos nós comemoramos, porque aqui vivemos, aqui trabalhamos, a nossa querida Goioerê é a melhor cidade do Brasil, não a nível populacional ou econômico, mas sim em hospitalidade, em fraternidade e em amor.
PARABÉNS GOIOERÊ. TENHA ORGULHO DE DIZER: EU SOU GOIOERENSE!

JUNIOR CORREIA PAZ

Veja as Imagens da Notícia

Goioerê: 62 anos de história para contar

Veja também as publicações anteriores!

O ENCANTO DA FONTE LUMINOSA

.

Goioerê perdeu grande área territorial nos últimos anos

.

OURO BRANCO: a riqueza que brotava do chão

.

AEROPORTO DE GOIOERÊ JÁ RECEBEU AVIÃO DE CARREIRA


Fechar (X)