Fechar Propaganda

Stress: o grande vilão da sua saúde

Seguir uma dieta equilibrada, variada e saudável é a escolha de grande parte das pessoas que querem ter mais saúde e energia. Contudo, de nada importa comer bem quando não se consegue lidar com o stress.

Atualizado em 22/02/2017 22:25:05

Um grupo de pesquisadores austríacos conseguiu reunir provas para deitar por terra a teoria que defende que as pessoas que não sabem lidar com o stress acabam por se refugiar na comida, revelando que o stress, afinal, consegue mesmo tirar o apetite e fazer com que as pessoas comam menos. No entanto, um estudo do Centro Médico do Estado do Ohio (nos Estados Unidos) afirma que o stress consegue arruinar todo e qualquer benefício de uma dieta saudável.
Os cientistas norte-americanos concluíram que o stress ativa de forma tão intensa os marcadores inflamatórios do organismo que, mesmo numa dieta saudável, os benefícios da boa alimentação desaparecem e criam o risco da pessoa saudável ter problemas de saúde que não deveriam ter, como os cardíacos, diabetes e tantos outros.
Os pesquisadores utilizaram 38 mulheres sobreviventes de câncer de mama e 20 mulheres saudáveis que foram convidadas a fazer uma dieta saudável e não saudável e a revelarem se estavam sob stress ou não. Depois publicaram na Molecular Psychiatry o resultado do estudo. Os níveis de pressão arterial foram também analisados, bem como os marcadores inflamatórios, através de análises sanguíneas.
Todos os dados da pesquisa foram cruzados e os pesquisadores concluíram que o stress anula os benefícios das escolhas dos alimentos saudáveis, gorduras saudáveis... Concluíram também que quanto maior o período de stress, maior o risco da dieta saudável ser anulada aumentando a possibilidade de doenças, o que torna ainda mais grave no caso da dieta não saudável (esta com stress ou não é sempre um grande risco para a saúde).
(Com informações: http://www.msn.com)


Você também pode querer ver estas notícias!

Programa para fazer declaração do IR estará disponível nesta quinta-feira

Pedro Coelho se reúne com representantes da imprensa e destaca ações

Máscaras! O quê tentamos esconder ou disfarçar?

Depois do recape, moradores estão sendo beneficiados com calçadas