Fechar Propaganda

Jovem negra tem o dobro de risco de morte no Brasil

Relatório apontou que uma jovem negra no Brasil corre risco 2,2 vezes maior de ser morta do que uma jovem branca

Atualizado em 12/12/2017 14:26:01

Uma jovem negra no Brasil corre risco 2,2 vezes maior de ser morta do que uma jovem branca, segundo o relatório Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, que foi divulgado nesta segunda-feira, dia 11.
Em 26 unidades da Federação - apenas o Paraná fica de fora -, a taxa de homicídios entre mulheres de 15 a 29 anos é maior entre as negras. Elas são ainda mais vulneráveis à violência em Estados como o Rio Grande do Norte, onde morrem 8,11 vezes mais do que as jovens brancas.
O estudo foi feito pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O índice foi calculado com base na análise de dados de 304 municípios do País com mais de 100 mil habitantes.
As informações utilizadas estão divididas em quatro dimensões: violência entre jovens, frequência à escola e situação de emprego, pobreza no município e desigualdade. Essa é a segunda edição do índice, que já havia sido calculado em 2015.
O índice também mostra que a violência contra o jovem negro, considerando ambos os sexos, se agravou nos últimos dois anos. A primeira vez em que foi feito o estudo, em 2015, os negros - à época a faixa etária considerada era dos 12 aos 29 anos - tinham 2,5 vezes mais chance de serem assassinados do que os brancos. Nesta edição, o risco médio no País subiu para 2,7.
Os jovens de 15 a 29 anos representam um quarto da população brasileira e estão entre as maiores vítimas de homicídios.


Você também pode querer ver estas notícias!

Moradores cobram vereadores sobre transporte rural

Ginásio 10 de Agosto será reformado; investimento de 1 milhão de Reais

Zeca Dirceu visita Goioerê e fala sobre investimentos na educação

Rancho Alegre investe em qualidade de vida para os idosos