Neste período, a Ouvidoria recebeu 93 manifestações, sendo 35 solicitações, 35 reclamações, 05 denuncias, 10 informações, 05 sugestões e 03 elogios.
Atualizado em 20/01/2018 10:07:13
Um relatório estatístico das demandas tratadas pela Ouvidoria SUS de Goioerê durante o período de setembro a dezembro de 2017 foi apresentado à Assessoria de Comunicação com o objetivo de informar à população de maneira transparente como estão sendo tratadas as questões da saúde no município.
Neste período, a Ouvidoria recebeu 93 manifestações, sendo 35 solicitações, 35 reclamações, 05 denuncias, 10 informações, 05 sugestões e 03 elogios. Das solicitações 75% desejam necessidades com medicamento/exame/consulta/cirurgia, outros 14% relacionado a gestão e 11% à transporte.
Observa-se que 69% das manifestações foram identificadas, onde o cidadão se identifica, as sigilosas foram de 25% e as anônimas apenas 06%. A forma de contato com a Ouvidoria foi a seguinte: 72% pessoalmente, 23% via telefone e 05% por meio da urna da Ouvidoria.
O status atual das manifestações são as seguintes: 57 delas já foram resolvidas e 26 em análise (as 10 das informações já finalizadas). A Ouvidoria ressalta que sua credibilidade como agente parceiro do cidadão em resolver todos os casos é parte fundamental no processo de melhoria contínua da saúde.
Considerações finais:
Neste ultimo quadrimestre do ano ocorreu um aumento significativo de manifestações em comparativo com o quadrimestre anterior, isso se deve ao trabalho de divulgação realizado junto a Assessoria de Comunicação Social por meio da atual gestão administrativa, bem como, a participação do cidadão que acreditou no serviço prestado pela Ouvidoria.
Por outro víeis de análise, identificou-se que 58% das reclamações estão ligadas diretamente a ação de funcionários, sendo que deste numero, 61% delas corresponde ao âmbito da Secretaria de Saúde e 39% de contratualizados.