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Obras na PR-180 avançam com abertura das laterais da rodovia para construção do novo pavimento em concreto

Após a ampliação da capacidade em um dos sentidos da via e a reciclagem do pavimento asfáltico em uma das faixas, está prevista a interdição parcial do tráfego. Isso permitirá a execução das placas de concreto do pavimento rígido, as quais terão uma espess

Atualizado em 21/04/2024 17:24:14

Um significativo número de trabalhadores já está empenhado na etapa inicial das obras de restauração da PR-180, entre Goioerê e Quarto Centenário. Esta fase marca o início da transformação da rodovia através da técnica conhecida como whitetopping, destinada a implementar um novo pavimento em concreto.
Os trabalhos envolvem a escavação ou aterramento do solo adjacente à pista existente, visando ampliar a plataforma da rodovia. Este procedimento é importante para o alargamento das faixas de rolamento, bem como para a introdução de acostamentos e a instalação de terceiras faixas em pontos estratégicos.
Após a ampliação da capacidade em um dos sentidos da via e a reciclagem do pavimento asfáltico em uma das faixas, está prevista a interdição parcial do tráfego. Isso permitirá a execução das placas de concreto do pavimento rígido, as quais terão uma espessura de 21 centímetros.
O método whitetopping consiste essencialmente na utilização da pista existente, após melhorias, como base para o novo pavimento de concreto. Este, por sua vez, oferece uma vida útil mais longa, é mais resistente às condições climáticas e requer menos intervenções de conservação.
Paralelamente aos trabalhos de terraplenagem, uma equipe está implantando os dispositivos do sistema de drenagem de águas da rodovia. Esta fase inicial inclui a instalação de bueiros de concreto e caixas de passagem.
A extensão total da obra é de 11,13 quilômetros, com um investimento totalizando R$ 61.708.743,49. Além da introdução do novo pavimento, o projeto contempla o alargamento das faixas de rolamento, passando dos atuais 3,20 metros para 3,40 metros, e eventualmente para 3,60 metros cada, incluindo a adição de novas terceiras faixas. Os acostamentos terão 2,50 metros cada, em ambos os lados da rodovia, também com pavimento de concreto, mas com uma espessura menor de 15 centímetros.
Adicionalmente, estão programadas correções na geometria de algumas curvas com maior histórico de acidentes, bem como a implementação de três interseções em nível e a instalação de nova iluminação viária. Esta última contará com 102 postes metálicos de 12 metros de altura, luminárias LED e uma rede elétrica de distribuição trifásica em média tensão.
O projeto executivo para a restauração e ampliação da capacidade deste trecho da PR-180 é fruto da colaboração entre a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), inserido no âmbito do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná.
Esta iniciativa representa a primeira aplicação da técnica whitetopping fora da região Sudoeste, onde já foi implementada com sucesso na PRC-280, resultando em melhorias em mais dois trechos da mesma rodovia.
Prevê-se que a pavimentação em concreto seja expandida na malha rodoviária estadual nos próximos anos, abrangendo a restauração e ampliação da capacidade de mais corredores logísticos.


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