Para resolver o problema de forma definitiva, a Sanepar licitou a interligação de mais um poço, que deverá produzir 120 mil litros de água por hora, quantidade suficiente para suprir o sistema de abastecimento de Goioerê e Jaracatiá.
Atualizado em 30/08/2024 10:31:03
A Sanepar está encaminhando um aviso para residência informando que realizará a interligação de um novo poço ao sistema de abastecimento de água de Goioerê, uma medida necessária para enfrentar a crise hídrica que tem afetado a cidade desde o início do ano. A estatal justifica que forte estiagem que atingiu a região resultou na redução significativa da vazão dos mananciais locais, impactando o abastecimento de água no município. O principal poço, localizado no distrito de Jaracatiá, perdeu 50% da sua capacidade, agravando a situação.
Segundo a Sanepar, desde o início da crise, a Companhia de Saneamento do Paraná tem trabalhado para minimizar os impactos e buscar soluções emergenciais. Entre as medidas adotadas, estão a contratação de duas carretas-pipa e a utilização de cinco caminhões-pipa próprios, além da troca de equipamentos nos poços em operação. A Sanepar também perfurou um novo poço, que alcançou 420 metros de profundidade, mas não atingiu a vazão esperada. Esse poço está atualmente em fase de testes e deve ser colocado em operação nos próximos dias.
Para resolver o problema de forma definitiva, a Sanepar licitou a interligação de mais um poço, que deverá produzir 120 mil litros de água por hora, quantidade suficiente para suprir o sistema de abastecimento de Goioerê e Jaracatiá. No entanto, devido à complexidade da obra, a conclusão está prevista para setembro de 2025.
Até que a situação se normalize e as chuvas retornem com maior intensidade, a Sanepar continuará a adotar medidas paliativas, incluindo o rodízio no abastecimento de água para garantir que todas as regiões da cidade sejam atendidas. O abastecimento permanece dividido em cinco setores, com interrupções programadas um dia por semana, sempre das 8h às 22h, e previsão de normalização a partir das 8h do dia seguinte.
A Sanepar solicita a colaboração da população para o uso racional da água, priorizando a alimentação e a higiene pessoal, e evitando limpezas mais intensas, como a lavagem de carros, calçadas e fachadas. Também é recomendável o reaproveitamento da água do tanque e da máquina de lavar roupas para limpeza, descarga e rega de hortas e jardins.
A Sanepar reforça seu compromisso em superar essa adversidade e está à disposição para esclarecer qualquer dúvida por meio da central de relacionamento e do telefone 0800 200 0115.