Fechar Propaganda

Setembro Verde: Santa Casa de Goioerê conscientiza sobre a importância da doação de órgãos

O médico Ivan Garcia, que participou da ação, destacou a relevância de se discutir o tema em família. “É necessário que cada um de nós trabalhe essa conscientização dentro de casa, com nossos amigos. Quanto mais doadores tivermos, melhor”, afirmou.

Atualizado em 24/09/2024 15:24:22

Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de órgãos, e a Santa Casa de Goioerê abraçou essa causa com uma ação no último sábado (data), promovendo um "pedágio" na Avenida Daniel Portela. O objetivo foi sensibilizar a população sobre o tema e incentivar as pessoas a conversarem com seus familiares e amigos sobre o desejo de ser doador.
Durante o evento, voluntários abordaram pedestres e motoristas, distribuindo panfletos informativos sobre o processo de doação de órgãos e a importância desse gesto solidário. O médico Ivan Garcia, que participou da ação, destacou a relevância de se discutir o tema em família. “É necessário que cada um de nós trabalhe essa conscientização dentro de casa, com nossos amigos. Quanto mais doadores tivermos, melhor”, afirmou.
Apesar de o tema estar ganhando mais espaço nas discussões nos últimos anos, Garcia ressaltou que a doação de órgãos ainda é um assunto delicado e muitas vezes mal compreendido, o que leva a um alto índice de recusa familiar. "A doação só ocorre após uma série de processos rigorosos, como o diagnóstico de morte encefálica e a autorização dos familiares. Isso não é amplamente compreendido e pode gerar resistência", explicou.
O processo de doação envolve etapas rigorosas para garantir a segurança e a viabilidade dos órgãos. Após a confirmação da morte encefálica, a família precisa autorizar a doação, e os órgãos passam por avaliações para descartar doenças infecciosas, além da realização de exames de compatibilidade com os receptores.
Por isso, é essencial que as famílias conversem abertamente sobre o desejo de doar órgãos, caso ocorra a morte encefálica de algum ente querido. Essa decisão pode facilitar todo o processo de captação e, principalmente, salvar vidas.


Você também pode querer ver estas notícias!

Sanepar suspende rodízio no abastecimento de água em Goioerê

Goioerê classifica duas equipes para a Fase Final do JEPs Bom de Bola

3ª Edição da Copa Goioerê de Futsal começa nesta segunda-feira com 4 jogos

Colégio Agrícola de Goioerê: Um sonho de décadas que está se tornando realidade