Fechar Propaganda

Horário de verão vai voltar com Lula? Veja vantagens e desvantagens em mudar o relógio

Com o adiantamento dos relógios em 1 hora entre a primavera e o verão, as regiões que adotam o horário especial ganham tempo adicional de luminosidade no fim da tarde.

Atualizado em 13/11/2022 17:42:53

Em uma das primeiras mudanças sugeridas pelo novo governo federal a assumir em 2023 está o possível retorno do horário de verão. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva postou esta semana no Twitter uma enquete para sondar a opinião dos internautas.
Ao encerramento da votação, no dia seguinte, o sim venceu com mais de 66,2% entre 2,3 milhões de votos.
O maior aproveitamento da luz natural é o objetivo do horário de verão, extinto em 2019 por decreto pelo atual presidente Jair Bolsonaro.
Com o adiantamento dos relógios em 1 hora entre a primavera e o verão, as regiões que adotam o horário especial ganham tempo adicional de luminosidade no fim da tarde, adiando o acionamento de lâmpadas e de eletrodomésticos na volta para casa depois do trabalho.
Historicamente, a economia era de cerca de 4% a 5% da demanda no horário de pico.
O governo Bolsonaro argumentou, porém, com base em dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que o pico de demanda no verão mudou ao longo dos anos do fim da tarde para o meio dela, devido ao acionamento dos aparelhos de ar condicionado nas empresas.


VANTAGENS
Economia de energia
Há uma pequena redução com o horário de verão, embora não seja capaz de reduzir o consumo de energia como antes porque ocorreu uma mudança no padrão de consumo.

Mais vendas no varejo e nos bares
Uma segunda vantagem do horário de verão é o estímulo às vendas do comércio e dos bares, resultado da hora a mais de luminosidade.

Segurança nas ruas
Um terceiro argumento em favor do horário de verão é a segurança.

Exercícios físicos e uso do espaço público
Outro argumento daqueles que defendem o horário de verão é a possiblidade fazer exercícios físicos ao fim da tarde e melhor aproveitar o espaço público.

DESVANTAGENS
Dificuldade de adaptação
O principal argumento dos contrários à volta do horário de verão é que a adaptação é difícil e a mudança mexe com o relógio biológico.

Mudanças no ciclo agropecuário
Uma segunda desvantagem do horário de verão, segundo os contrários à medida, é que ele afeta o setor agropecuário. O gado bovino, por exemplo, é sensível à mudança de horário das fazendas, que pode inclusive afetar a produtividade leiteira.
Horários diferentes Brasil afora
Uma terceira desvantagem é a maior dissincronia entre os horários Brasil afora. O Brasil é um país tão grande que tem quatro fusos horários.


Você também pode querer ver estas notícias!

Com aumento dos casos de Covid-19, médicos defendem volta das máscaras

Inédito! Goioerê coloca duas equipes nas semifinais do Paraná Bom de Bola

Muito cuidado: Golpes por WhatsApp aumentam com a chegada da Black Friday

Renovação da frota; Goioerê recebe mais duas caminhonetas