Fechar Propaganda

Congresso do Peru aprova impeachment do presidente Pedro Castillo após tentativa de golpe

A iniciativa foi aprovada por 73 votos a favor. Estava marcada para hoje a votação para aprovar ou arquivar o pedido de impeachment contra Castillo. Congresso peruano enfrenta alta impopularidade por conta de escândalos de corrupção.

Atualizado em 07/12/2022 15:56:44

O Congresso do Peru aprovou em votação na tarde desta quarta-feira, dia 7, o impeachment do presidente Pedro Castillo, que anunciou à nação que iria dissolver o Congresso Nacional e instituir um "governo de emergência excepcional" a fim de convocar novas eleições e, posteriormente, mudar a Constituição do país. Foram 101 votos a favor, 6 contra e 10 abstenções.
Esta é a terceira tentativa de impeachment por parlamentares da oposição em 16 meses, e já estava na ordem do dia. A votação foi adiantada, e congressistas participaram presencialmente e também à distância da sessão. Os votos a favor do impeachment foram bastante aplaudidos no plenário.
Apesar de dispor de apenas 80 congressistas, a oposição conseguiu ultrapassar o mínimo para aprovar o afastamento, que são 87. Outros 50 parlamentares, são governistas ou próximos ao governo.
No dia primeiro de dezembro, o Congresso do país aprovou a discussão de impeachment de Castillo, por "incapacidade moral" para exercer o cargo. Essa acusação já provocou a queda de dois ex-presidentes desde 2018.
A iniciativa foi aprovada por 73 votos a favor. Estava marcada para hoje a votação para aprovar ou arquivar o pedido de impeachment contra Castillo. Congresso peruano enfrenta alta impopularidade por conta de escândalos de corrupção.
A reprovação do parlamento chega a 86% nas pesquisas. Castillo, por sua vez, é rejeitado por 70% dos peruanos e também enfrenta acusações de corrupção envolvendo até mesmo seus familiares e políticos aliados.
Até mesmo a vice-presidente do país, Dina Boluarte, enfrentou um pedido de impeachment recentemente, mas uma comissão do Congresso arquivou, nesta segunda-feira, dia 5, a denúncia por uma suposta infração constitucional por falta de evidências.

(Com informações UOL)


Você também pode querer ver estas notícias!

Corpo de mulher morta em Janiópolis foi encontrado dentro de geladeira

Betinho se reúne com nova diretoria da Sociedade Rural para discutir Expogoio e Leitão Maturado

Estudo mostra que Brasil tem 27% de chance de conquistar o título da Copa do Mundo

Aprovada lei que proíbe e pune a prática sexual fora casamento; vejas as outras proibições