Fechar Propaganda

Jovem prodígio: Estudante da região é aceito em 10 universidades dos Estados Unidos

O umuaramense participou do processo de seleção para 19 universidades estadunidenses. Seu pedido foi aceito em 10 universidade e ainda ficou na lista de espera de mais 3.

Atualizado em 23/04/2023 22:02:51

O jovem Davi Jardim Guidelle, de 18 anos e morador de Umuarama, acabou de se formar no Ensino Médio e já tem motivos para uma comemoração extra, pois ele traz consigo o orgulho para si e para a Capital da Amizade de ter sido aceito em 10 universidades dos Estados Unidos, incluindo a melhor universidade católica do mundo.
OBemdito conversou com o rapaz, que explicou que a ideia de se estudar no país norte-americano veio logo no início da Pandemia de Covid-19 no Brasil. “Eu comecei a ler alguns livros e em maio de 2020, esses livros me deram um gatilho mental e eu pensei: ‘Poxa, talvez no futuro eu precise estar em outro lugar para conquistar minhas ambições'”, revelou. “Daí em 2020 eu decidi e desde então eu tenho buscado esse sonho”.
O jovem – que traçou como objetivo cursar engenharia desde criança -, considerou que para seguir seu sonho de se tornar um grande engenheiro mecânico ele precisaria buscar conhecimentos e experiências em outros países, e para tal escolheu os Estados Unidos. Além do curso optado, Davi disse que também irá expandir seus conhecimentos para outras áreas. “Eu vou estudar Engenharia Mecânica, mas como eu também tenho direito a estudar um curso de menor carga horária, eu vou fazer Engenharia Mecânica e Negócios”, acrescentou.
Até o penúltimo ano do Ensino Médio, Davi estudou no Colégio Dynamis – atualmente chamado de Elite Rede de Ensino -, porém em 2022, em seu último ano, ele decidiu que teria melhores oportunidades de estudar nos Estados Unidos se estivesse matriculado em um colégio especializado em preparar alunos para estudarem no exterior.
Foi então que ele foi estudar no colégio de ensino bilingue St. James’ International School, localizado em Londrina. “Eu fui pra Saint James no ano passado porque ela já é acostumada em mandar os alunos dela para fora do país”, disse. “E acabou dando tudo certo, foi a decisão certa a se tomar”, acrescentou.

PROCESSO DE SELEÇÃO
A preparação para ingressar em um curso de nível superior nos Estados Unidos é completamente diferente de como é feita a seleção no Brasil. “Primeiro que o processo não é como um vestibular, digamos assim”, explicou Davi. “A realidade é que você entra no site (da instituição) e no site você faz tudo que você precisa. Então você não tem que ir lá presencialmente e fazer uma prova só para a universidade e tudo mais”.
Os critérios de seleção, segundo o jovem, levam em consideração o rendimento escolar de anos atuais e anteriores ao da matrícula. “Eu tenho que enviar algumas notas, meu histórico escolar, meus boletins, inclusive uma recomendação do meu orientador. Eu tive que enviar as notas do SAT (Scholastic Aptitude Test – Teste de Aptidão Escolar) e Toefl (Test of English as a Foreign Language – Teste de Inglês como Língua Estrangeira)”.
Além dos exames, o estudante também teve que apresentar alguns comprovantes de atividades extracurriculares. “Eu tenho que enviar 10 certificados de atividades extracurriculares que tem que demonstrar liderança, produtividade, engajamento acadêmico, interesse científico. Você tem que enviar 5 honrarias ou certificados e diplomas, cartas de recomendação de professores, além de enviar alguns comprovantes de rendimento financeiro, para a universidade ter certeza que você tem condições de pagar”, continuou. “E por último, cada universidade é diferente, mas foram as redações”.
O rapaz explicou que os avaliadores levam em consideração tudo o que é feito nos últimos 4 anos de estudo, que pra eles é o período de High School, equivalente ao Ensino Médio brasileiro. Em seu último anon e “correndo contra o relógio”, Davi tomou como prioridade as provas que ele iria realizar, além de algumas atividades extracurriculares.
A questão financeira também foi uma coisa que com certeza pesou durante o processo de seleção, de acordo com Davi. Para ele, mesmo que um estudante cumpra todos os requisitos, os avaliadores ainda consideram a possibilidade do aluno não conseguir arcar curso.
O umuaramense participou do processo de seleção para 19 universidades estadunidenses. Seu pedido foi aceito em 10 universidade e ainda ficou na lista de espera de mais 3. A instituição escolhida por Davi acabou sendo a University of Notre Dame, localizada em South Bend, no estado do Indiana – que é considerada por muitos rankings como a melhor universidade católica do mundo.

LISTA DE UNIVERSIDADES QUE ACEITARAM DAVI:
University of Notre Dame – South Bend, Indiana, EUA
Duke University – Durham – Carolina do Norte, EUA
Vanderbilt University – Nashville, Tennessee, EUA
Purdue University – West Lafayette, Indiana, EUA
Olin College of Engineering – Needham, Massachusetts, EUA
University of Illinois at Urbana – Champaign, Illinois, EUA
Case Western Reserve University – Cleveland, Ohio, EUA
Villanova University – Villanova, Pensilvânia, EUA
Union College – Barbourville, Kentucky, EUA
Rochester Institute of Technology – Rochester, Nova York, EUA

Fonte: Obemdito


Você também pode querer ver estas notícias!

Goioerenses ganharam dois veículos na promoção do Paraná Supermercado

Funcionário é preso em flagrante estuprando crianças no banheiro de mercado

Dois jovens foram baleados em Mariluz; polícia procura os atiradores

Homem foi agredido enquanto estava em um bar; agressores também fizeram disparos e levaram sua moto