Fechar Propaganda

Estudantes que participam do projeto ‘Parlamento jovem’ conhecem funcionamento do Poder Legislativo

Os estudantes foram acompanhados pelo professor de Cidadania e civismo, José Neto que enfatizou sobre projeto ‘Parlamento Jovem’ que é uma iniciativa que visa envolver os estudantes no processo político e fortalecer a participação cidadã desde cedo.

Atualizado em 14/06/2023 18:31:48

Um grupo de estudantes do Colégio Cívico Militar Vila Guaíra esteve visitando a Câmara Municipal de Goioerê nesta quarta-feira, dia 14, para conhecer como funciona o Poder Legislativo. Os adolescentes participam do projeto ‘Parlamento jovem’ que é desenvolvido em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.
Os estudantes foram recepcionados pela presidente da Câmara Luci Alvino e pelo técnico do Legislativo Thomas Rocha que explicaram que os vereadores são pessoas escolhidas pelo povo para ajudar a governar a cidade. Eles fazem leis, fiscalizam o trabalho do prefeito e dos outros políticos, representam os cidadãos e permitem que as pessoas participem das decisões importantes para a cidade. “É uma função muito importante e que ajuda a tornar a nossa cidade um lugar melhor para todos viverem”, afirmou Thomas.
O servidor público destacou que é tarefa do vereador dar voz aos moradores da cidade e mediar debates com a Prefeitura. Também cabe ao parlamentar, dentre outras atividades, fiscalizar os trabalhos do Poder Executivo e ajudar a construir o Orçamento, propondo emendas com base nas demandas apresentadas pela população.
Já a presidente Luci Alvino citou que os vereadores também têm a tarefa de representar os cidadãos. “Isso significa que eles devem ouvir as pessoas, entender seus problemas e necessidades, e levar essas questões para serem discutidas na câmara municipal. Eles são como um elo entre o povo e o governo”, relatou.
Ela também enalteceu a iniciativa dos estudantes em participarem desse projeto que proporcionará um grande conhecimento para torná-los cidadãos mais conscientes e comprometidos com o bem comum da população. “Vocês representam o futuro e esse interesse pela política é fundamental para prepará-los para assumirem importantes funções administrativas em nossa cidade”, frisou.
Os estudantes foram acompanhados pelo professor de Cidadania e civismo, José Neto que enfatizou sobre projeto ‘Parlamento Jovem’ que é uma iniciativa que visa envolver os estudantes no processo político e fortalecer a participação cidadã desde cedo. “Esses jovens são candidatos e estão em campanha eleitoral buscando serem eleitos como vereadores mirins. Participam da campanha 20 estudantes do ensino fundamental e médio”, concluiu o professor.


Você também pode querer ver estas notícias!

Quase 30 montadoras aderem a programa de veículos mais baratos; confira os valores dos descontos

Torneio de futebol suíço entre igreja foi sucesso; confira os vencedores

Homens armados roubam camionete; veículo foi recuperado pela Polícia Militar

Vereador solicita estudo objetivando abertura da Farmácia Básica nos finais de semana