Fechar Propaganda

Orientações à população para evitar o aumento do número de casos de dengue

Outra grande problema é o baixo apoio da população no cuidado diário com seu lixo, vasos de plantas, caixas de gorduras, piscina, etc. Além da falta de cuidado com terrenos baldios e descarte inadequado de pneus.

Atualizado em 28/06/2023 16:05:18

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre o risco de uma epidemia, devido o aumento dos casos de dengue no Município. Com 92 casos confirmados, Goioerê está com número de caso bastante elevado.
De acordo o secretário de Saúde em exercício, Iago Rocha, estão sendo intensificadas as ações de rotina que envolve a vigilância e controle do vetor, além de continuar realizando exames de rastreio em todos aos casos suspeitos, o que possibilita a otimização na utilização dos recursos para combate do mosquito.
Ele explica que apesar de todo empenho, existem algumas dificuldade como o baixo número de Agentes Comunitário de Endemias para desempenho de atividades rotineiras para combate do mosquito.
Iago cita que existe alguns casos onde os moradores não permitem a entrada dos agentes na residência para efetuar a vistoria. “Outra grande problema é o baixo apoio da população no cuidado diário com seu lixo, vasos de plantas, caixas de gorduras, piscina, etc. Além da falta de cuidado com terrenos baldios e descarte inadequado de pneus”, citou.


CUIDADOS NECESSÁRIOS:
Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.

Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d'água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros.

Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas e xaxins. Coloque areia fina até a borda do pratinho.

Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.

Mantenha pneus velhos em local coberto.

Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechado. Em banheiros pouco usados, dê descarga pelo menos uma vez por semana.

Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.

Sempre que for trocar o garrafão de água mineral, lave bem o suporte no qual a água fica acumulada.

Mantenha sempre limpo: lagos, cascatas e espelhos d'água decorativos. Crie peixes nesses locais, eles se alimentam das larvas dos mosquitos.

Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.

Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.

Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.

Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. Chame a limpeza urbana quando necessário.

Permita sempre o acesso do agente de controle de endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.


Você também pode querer ver estas notícias!

Números do IBGE mostram que Goioerê perdeu mais de 45 mil habitantes nos últimos 50 anos

Secretaria de Saúde emite orientações para prevenção da febre maculosa; confira

Alerta para golpes com sites falsos para pagamentos do IPVA; veja como evitar

População brasileira cresce e já ultrapassa os 200 milhões; veja mais números sobre o Brasil, Paraná e Goioerê