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Lançado edital para construção da nova PR-180 entre Goioerê e Centenário; via terá 21cm de espessura em concreto

Os serviços serão feitos de Goioerê até Quarto Centenário. O pavimento atual passará por fresagem e reperfilagem para receber as novas placas de concreto de 21 centímetros de espessura. As faixas de rolamento serão alargadas dos atuais 3,20 metros a 3,40 m

Atualizado em 24/07/2023 17:00:57

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), lançou na última quinta-feira, dia 20, o edital de restauração em concreto e ampliação da capacidade da PR-180 entre Goioerê e Quarto Centenário.
A iniciativa integra o novo programa de governo Paraná Concreto, que prevê a implantação e restauração de pavimentos com concreto em rodovias de todas as regiões do estado. Esta será a terceira obra do Governo do Paraná utilizando a técnica whitetopping, que reaproveita o pavimento asfáltico existente como base para o novo pavimento rígido de concreto, e a primeira fora da região Sudoeste.
O investimento estimado é de R$ 72.650.378,14, com recursos do Tesouro do Estado, atendendo um trecho de 11,13 quilômetros entre os municípios. A abertura de envelopes com propostas de preços será no dia 24 de agosto, em auditório na sede do DER/PR em Curitiba, com transmissão ao vivo pela internet, a partir das 14h.
“Por este trecho da PR-180 passam condutores de Goioerê e Quarto Centenário, e também veículos de Umuarama, Cianorte, Campo Mourão, Toledo e Cascavel, ou seja, é uma importante ligação entre o Centro-Oeste, Noroeste e Oeste do Paraná, para o escoamento da produção agropecuária e transporte de produtos” afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
“E uma pista simples, sem acostamentos, não atendia as demandas de nossos municípios. Por isso vamos não apenas restaurar integralmente o pavimento, utilizando a técnica whitetopping, como também vamos alargar as faixas, incluir acostamentos, terceiras faixas em todos os pontos críticos de ultrapassagem, marginais, interseções em nível, acessos às propriedades e indústrias, e ainda colocar postes com iluminação em LED”, destacou ele.
Os serviços serão feitos do km 217,02 em Goioerê até o km 228,15 em Quarto Centenário. O pavimento atual passará por fresagem e reperfilagem para receber as novas placas de concreto de 21 centímetros de espessura. As faixas de rolamento serão alargadas dos atuais 3,20 metros a 3,40 metros para 3,60 metros cada, incluindo as novas terceiras faixas, que irão resolver os pontos em que há congestionamento de veículos pesados e ultrapassagens irregulares.
Os acostamentos terão 2,50 m cada, em ambos os lados da rodovia, também com pavimento rígido de concreto, sendo executadas placas de 15 cm de espessura nestes espaços.
“O pavimento rígido de concreto apresenta uma vida útil de 20 anos, muito superior ao pavimento flexível asfáltico, de apenas 10 anos, além de outras vantagens, como menor necessidade de conservação a curto prazo”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. “E no caso especifico deste trecho, há uma vantagem econômica em empregar o concreto, uma vez que na região há uma falta de fornecedores de produtos asfálticos, o que geraria custos elevados no transporte de insumos”, citou.


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