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“Goioerê terá o Colégio Agrícola mais moderno e tecnológico do Paraná”, anuncia secretário de Educação

Roni anunciou que a cidade está sendo beneficiada com o novo projeto do Colégio Agrícola voltado para o sistema de agricultura 4.0, que emprega mais tecnologia e precisão. O espaço terá 6.424 metros quadrados de área construída.

Atualizado em 03/08/2023 12:51:21

O secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda Vieira, esteve em Goioerê nesta quinta-feira, dia 3, para acompanhar as obras do Colégio Agrícola que está sendo construído na cidade. Reunido com líderes regionais, empresários e professores, o representante do Governo do Estado ressaltou que esse investimento de mais de R$ 23 milhões trará inúmeros benefícios para toda a região.
Roni anunciou que a cidade está sendo beneficiada com o novo projeto do Colégio Agrícola voltado para o sistema de agricultura 4.0, que emprega mais tecnologia e precisão. O espaço terá 6.424 metros quadrados de área construída, com 30 salas de aula e uma completa estrutura de internato para os estudantes. "O Colégio Agrícola que está sendo construído em Goioerê é a 24ª unidade e será a maior e mais moderna do Paraná", afirmou o secretário.
Durante sua fala, o secretário Roni Miranda também destacou o trabalho e a articulação do prefeito Betinho Lima para viabilizar essa grandiosa obra, que trará mudanças significativas para toda a região, com a formação de novos profissionais e um avanço no setor produtivo local. "As coisas não acontecem naturalmente, e esse Colégio Agrícola é resultado do trabalho árduo e da resiliência do prefeito Betinho Lima em Curitiba", observou.
O deputado estadual Marcel Micheletto também esteve em Goioerê e ressaltou a importância desse investimento para o fortalecimento da agricultura de precisão, que é o principal fator de desenvolvimento local e regional. "Queremos ver Goioerê crescendo e se desenvolvendo, impulsionando as demais cidades da região", enfatizou.
Recentemente, o governador Ratinho Junior sancionou uma lei que transforma os colégios agrícolas e florestais do Paraná em cooperativas-escola. A rede estadual de ensino possui 23 colégios agrícolas e florestais em diferentes municípios, com ensino profissional voltado para a prática agropecuária.
Além de incentivar o cooperativismo como atividade de ensino, a nova lei também permitirá que os colégios comercializem parte da produção das fazendas-escola. Nessas instituições de ensino profissional, os alunos participam de uma variedade de atividades agrícolas e pecuárias, como a produção de grãos, hortaliças, leite e outros produtos. Esses produtos são consumidos pelos próprios estudantes, mas o excedente não podia ser comercializado até então.
O colégio terá sua própria cooperativa-escola, uma pessoa jurídica sem fins lucrativos composta por alunos, servidores e professores. O objetivo, conforme estabelecido na lei, é promover e estimular a cooperação mútua entre seus membros para impulsionar o desenvolvimento do cooperativismo com finalidade educativa, através de atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados e da instituição de ensino.

AGRICULTURA 4.0
A Agricultura 4.0, também conhecida como agricultura digital, é um conjunto de tendências tecnológicas no agronegócio. Ela compreende uma série de tecnologias digitais integradas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos. Essa integração possibilita que os produtores apliquem a agricultura de precisão de forma prática.
Essa integração é capaz de otimizar a produção agrícola em todas as etapas, desde o plantio até a colheita. A Agricultura 4.0 baseia-se na gestão de dados no campo, na rápida produção de ferramentas e técnicas, na profissionalização e na sustentabilidade da produção.
Esses elementos juntos constituem os quatro pilares da Agricultura 4.0, que orientam todas as atividades e práticas no campo. Eles garantem: a gestão a partir da coleta e obtenção de dados primários e secundários; a produção em larga escala de novas ferramentas e técnicas; a sustentabilidade nos processos produtivos; e a profissionalização das atividades no campo.


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