Fechar Propaganda

Projeto ‘Visitante Perigoso do Verão’ orienta crianças sobre os riscos da dengue

A iniciativa teve início há aproximadamente um mês e contou com o envolvimento de 100 alunos do 4° e 5° ano dos turnos matutino e vespertino que participaram ativamente das atividades desenvolvidas.

Atualizado em 23/10/2023 09:24:40

Foi encerramento na semana passada o projeto ‘Visitante Perigoso do Verão’. O projeto foi desenvolvido em parceria com o Departamento de Endemias da Secretaria de Saúde, a 11ª Regional de Saúde, a Escola Cecília Meireles e a Secretaria de Cultura.
A iniciativa teve início há aproximadamente um mês e contou com o envolvimento de 100 alunos do 4° e 5° ano dos turnos matutino e vespertino que participaram ativamente das atividades desenvolvidas. As crianças desempenharam um papel fundamental nas ações de combate e prevenção à dengue.
O projeto foi dividido em várias etapas, incluindo palestras, mini arrastões de limpeza, uso de ovitrampas, observação do ciclo de vida do mosquito, um concurso de desenhos para a escolha da logomarca do projeto, o lançamento do ‘Mini Agentes de Endemias’ e, por fim, o encerramento. Este último incluiu uma apresentação teatral e uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos, além de premiações.
A ideia do ‘Mini Agente de Endemias’ foi um componente fundamental do projeto, uma vez que esses jovens agentes não hesitaram em incentivar seus pais a adotarem medidas de precaução em casa para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus. Eles também compartilharam as informações aprendidas na escola com outros familiares e vizinhos.
A proposta do projeto foi que todas essas atividades não se limitassem ao ambiente escolar. Todas as crianças foram encorajadas a se tornarem disseminadoras de informações e fiscais da prevenção.
“É de importância fundamental conscientizar as crianças sobre a dengue, para que elas conheçam e adotem ações de prevenção desde cedo, multiplicando o conhecimento e promovendo uma mudança de comportamento dentro de suas casas e em suas comunidades. Afinal, a luta contra a dengue é uma responsabilidade compartilhada por todos”, destacou a secretária de Saúde Gabriela Martins.


Você também pode querer ver estas notícias!

Prefeito Betinho anuncia o novo comandante da Polícia Militar de Goioerê

Câmara de Goioerê realiza eleição para preencher cargo de 1º secretário

Cássio anuncia R$ 2,5 milhões em investimento para Rancho Alegre d’Oeste

Departamento de Engenharia Têxtil comemora 25 anos nesta quinta-feira