Fechar Propaganda

Casos de dengue explodem nos últimos dias; Paraná registrou mais de 3 mil casos

As 22 Regionais de Saúde possuem casos confirmados da doença, sendo que a 16ª RS de Apucarana tem o maior número de casos positivos (1.488); seguido da 17ª RS de Londrina (1.423); 15ª RS de Maringá (1.155) e 14ª RS de Paranavaí (1.013).

Atualizado em 11/01/2024 16:15:33

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (09), o primeiro boletim epidemiológico da dengue de 202, confirmando 3.234 novos casos, chegando a 9.189 no total. Não há novos óbitos. São 48.266 notificações.
As 22 Regionais de Saúde possuem casos confirmados da doença, sendo que a 16ª RS de Apucarana tem o maior número de casos positivos (1.488); seguido da 17ª RS de Londrina (1.423); 15ª RS de Maringá (1.155) e 14ª RS de Paranavaí (1.013). São 254 municípios com casos confirmados: Londrina (1.177), Apucarana (801), Maringá (733), Jandaia do Sul (479), Capitão Leônidas Marques (422), Santa Izabel do Oeste (401), Paranavaí (358), Jacarezinho (333) e Paranaguá (325) são as cidades com mais registros.
Na região da Comcam, vinte dias após a divulgação anterior, os casos confirmados na região saltaram de 87 para 131em 18 municipios. Na área da 11ª Regional, Quinta do Sol lidera com 34 casos. Em seguida vêm Peabiru (17), Campo Mourão (11), Luiziana (11) e Araruna (10). Goioerê está com 9 casos.
A dengue apresenta um comportamento sazonal, com maior aparecimento de casos em período mais quente e úmido, típico dos climas tropicais. “No verão devemos ficar ainda mais atentos e redobrar os cuidados. Faço um apelo para que toda a população faça a sua parte na remoção de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Com objetivo de evitar os casos graves e óbitos por dengue, a Sesa, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, está implementando as ações dos planos de contingência nos diversos níveis de resposta para o enfrentamento da dengue de acordo com a situação epidemiológica de cada município. Na semana passada, a Sesa intensificou o combate à dengue no município de Apucarana (Vale do Ivaí). Foram enviados cinco veículos para ação de campo e fumacê.
São ações que passam desde o controle vetorial no bloqueio de casos, mutirões de remoção de criadouros e até o uso de equipamentos motorizados (fumacê) para redução da infestação, bem como ações de vigilância epidemiológica para identificar as fragilidades e apontar as correções necessárias no apoio da gestão.
A Sesa está acompanhando os serviços de assistência aos pacientes suspeitos de dengue para que em alta demanda seja realizado corretamente o manejo clínico de acordo com o fluxograma de classificação de risco e que haja disponibilidade de apoio laboratorial.
Outro fator importante neste momento é a mobilização dos comitês municipais de controle da dengue para que a ação de enfrentamento seja interinstitucional. O Estado vem monitorando todos os municípios em situação de risco e alerta para possíveis ações de apoio e intervenção.


Você também pode querer ver estas notícias!

Com apenas uma chapa inscrita, eleição para eleger nova diretoria da Santa Casa acontece nesta segunda-feira

Goioerê Clube de Campo inova com portaria inteligente e reconhecimento facial para garantir maior segurança aos sócios

Construção da pista de caminhada inicia pela avenida Dário Moreira Castilho, na Vila Guaíra

Saúde de Rancho Alegre intensifica recomendações sobre os cuidados preventivos para evitar a dengue