Fechar Propaganda

Primeiro na região, Goioerê recebe o certificado de adesão ao Susaf-PR

Ainda de acordo com Ortigara, com esta certificação, as agroindústrias, em especial as familiares e de pequeno porte, têm a oportunidade de ampliar seus horizontes, com mais possibilidades de negócio e, consequentemente, de geração de renda.

Atualizado em 31/01/2024 18:48:40

O secretário de estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, esteve em Goioerê nesta quarta-feira, dia 31, para oficializar a adesão do município ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná - Susaf.
A solenidade aconteceu na Casa do Criador, no Parque de Exposições e contou com a presença de várias autoridades e produtores rurais. “Estou muito feliz, pois essa é uma importante conquista para Goioerê, pois com este selo, o município se torna reconhecido em âmbito estadual pela qualidade dos seus produtos”, disse o prefeito Betinho Lima.
O secretário Ortigara explicou que com o selo nas embalagens ou rótulos, as agroindústrias inspecionadas e indicadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) poderão vender livremente os produtos de origem animal, como os derivados de carne, leite, pescado, ovos e mel, em todos os municípios do Estado. “Sem essa certificação, o comércio fica restrito apenas à cidade de produção”, comentou ele.
Ainda de acordo com Ortigara, com esta certificação, as agroindústrias, em especial as familiares e de pequeno porte, têm a oportunidade de ampliar seus horizontes, com mais possibilidades de negócio e, consequentemente, de geração de renda. “Meus parabéns à equipe da Secretaria de Agricultura Municipal e também aos produtores. Vocês conseguem hoje uma grande conquista”, destacou.

O QUE É O SUSAF?
O Susaf-PR foi criado por lei em 2013, mas regulamentado em 2020. O programa é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é que esteja registrada no SIM – Serviço de Inspeção Municipal.
Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf/PR devem seguir os programas de autocontrole necessários, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores.


Você também pode querer ver estas notícias!

‘Praça dos Correios’ em Rancho Alegre d’Oeste recebe novo sistema de iluminação ornamental de LED

Presidente da Câmara de Goioerê propõe implantação de farmácia básica em Jaracatiá para atender demandas locais

Menina raptada em Cascavel foi encontrada em Minas Gerais depois de 20 dias

Casos de dengue na região da Comcam disparam, exigindo alerta e cuidados da população