Fechar Propaganda

Goioerê conquista Selo SUSAF/PR e público alvo dos produtores salta de 29 mil para 11 milhões de consumidores

Norberto Ortigara ressalta a importância de destravar os processos de adesão ao SUSAF, visando impulsionar o empreendedorismo. Ele enfatiza que o município, agora certificado, pode garantir a qualidade das agroindústrias, permitindo a venda sem limites no

Atualizado em 05/02/2024 09:50:27

O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, anunciou oficialmente a implementação da certificação estadual do selo SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte) durante sua visita a Goioerê. Essa conquista eleva o público-alvo dos produtores goioerenses de 29 mil habitantes para impressionantes 11 milhões de pessoas em todo o Paraná.
Goioerê se torna a primeira cidade da região a obter o selo SUSAF/PR, sendo uma das 95 cidades no Paraná inscritas no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná.
Norberto Ortigara ressalta a importância de destravar os processos de adesão ao SUSAF, visando impulsionar o empreendedorismo. Ele enfatiza que o município, agora certificado, pode garantir a qualidade das agroindústrias, permitindo a venda sem limites no Paraná.
O diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, destaca a responsabilidade do serviço, afirmando que a adesão ao SUSAF permite que os municípios credenciem agroindústrias que cumpram as normas do Sistema de Inspeção Municipal para comercialização de produtos em todo o estado.
O SUSAF, criado por lei em 2013 e regulamentado em 2020, é direcionado principalmente à agroindústria familiar e de pequeno porte, exigindo registro no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Os estabelecimentos interessados em obter o selo SUSAF/PR devem seguir programas de autocontrole, atendendo a critérios rigorosos de higiene, saúde dos manipuladores, manutenção de instalações, controle de água, seleção de matérias-primas, controle de pragas e vetores, e contratação de profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.


Você também pode querer ver estas notícias!

Tragédia: Cabo de alta tensão cai em piscina e mata mãe e dois filhos eletrocutados

Justiça condena supermercado pagar R$ 800 mil para jovens aprendizes por denúncia de assédio

Tire as principais dúvidas sobre a vacinação contra dengue

Prefeitura garantiu pagamento do novo piso salarial para professores em janeiro