Fechar Propaganda

Câmara concede Moção de Louvor para responsáveis por projetos que atendem detentas e mães de vítimas de violência sexual

"Através do projeto 'Ativando Oportunidades', 16 mulheres se tornaram costureiras e estão trabalhando, recebendo um salário que é direcionado para o sustento de suas famílias", ressalta o presidente da Câmara.

Atualizado em 09/05/2024 21:46:07

Os vereadores de Goioerê concedem na próxima segunda-feira (13), durante a sessão solene, uma Moção de Louvor à psicóloga Marina Cury e à policial penal Janaína Montenegro, em reconhecimento ao dedicado trabalho realizado no desenvolvimento dos projetos "Restaurando Corações" e "Ativando Oportunidades", conduzidos pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Goioerê.
Segundo informações da promotora de Justiça, Simone Berci Françolin, esses projetos receberam reconhecimento público junto ao Conselho Nacional do Ministério Público, sendo premiados com o Prêmio Prata da Casa em 2023. A promotora destaca que tal reconhecimento não seria possível sem o trabalho dedicado dessas profissionais.
O projeto "Restaurando Corações", coordenado pela psicóloga Marina Cury, visa auxiliar mães de filhos que foram vítimas de crimes sexuais. "Todas essas mães que precisam de apoio e orientação para lidar com essas situações são assistidas através de uma ação voluntária da psicóloga", explica a presidente da Câmara, Luci Alvino que foi a autora da proposta.
Por sua vez, o projeto "Ativando Oportunidades", liderado pela policial penal Janaína Montenegro e presidente do Conselho da Comunidade de Goioerê, promove uma série de ações de remição e estudo na cadeia pública feminina local. Uma das principais iniciativas foi a construção de um espaço multiuso na cadeia.
Luci destaca que esse espaço se transformou em um canteiro de costura através de uma parceria com a empresa Paraiso, que fabrica roupas infantis. "Através do projeto 'Ativando Oportunidades', 16 mulheres se tornaram costureiras e estão trabalhando, recebendo um salário que é direcionado para o sustento de suas famílias", ressalta o presidente da Câmara.
O projeto "Ativando Oportunidades" teve início com o objetivo de aproveitar os recursos disponíveis pelo Conselho da Comunidade, órgão vinculado ao Poder Judiciário. Com resultado das ações, a Cadeia Pública de Goioerê ascendeu para o 7º lugar em unidade mais produtiva do estado. Em setembro de 2023, o projeto foi reconhecido como o 3º melhor projeto de remição de pena do Estado na premiação Prata da Casa do Ministério Público do Paraná, devido à excelência e qualidade dos serviços.
Em 2023, 44 detentas concluíram cursos profissionalizantes, um avanço considerável em comparação ao final de 2021, quando apenas 11 presas participaram de cursos profissionalizantes. "O projeto 'Ativando Oportunidades' tem muito a evoluir em 2024, com o apoio do Governo Municipal de Goioerê e do Poder Legislativo, e muitos outros projetos a serem executados com o objetivo de ressocializar pessoas e tornar as comunidades mais justas, solidárias e seguras", relata Janaína Montenegro.
Por meio desses projetos, Marina Cury e Janaína Montenegro têm desempenhado um papel fundamental na promoção da reabilitação e reintegração social de detentas e mães de vítimas de violência sexual, merecendo o reconhecimento da Câmara Municipal de Goioerê.


Você também pode querer ver estas notícias!

Homem é encontrado morto dentro de casa em Goioerê; corpo já em estado de decomposição

Retiro de Reconciliação, Cura e Libertação com custodiadas é realizado na Cadeia Pública de Goioerê

Torcida ADGG Futsal convocada para ‘Mutirão Solidário’ antes do jogo contra Palotina

Programa Kit Lanche aos Pacientes em Tratamento de Saúde Fora do Município começa a funcionar