Fechar Propaganda

Sancionada lei para administração privada em escolas; Confira as Unidades da região que poderão adotar o novo sistema

A nova legislação especifica que os parceiros atuarão exclusivamente nas áreas administrativa e financeira, enquanto a Seed manterá o controle absoluto sobre o projeto pedagógico

Atualizado em 05/06/2024 15:05:11

Nesta terça-feira (4), o governador Ratinho Junior sancionou a lei que cria o programa Parceiro da Escola, permitindo a implementação do novo sistema em 204 unidades elegíveis da rede estadual. O projeto, que busca melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais por meio de parcerias com empresas especializadas em gestão educacional, foi aprovado por ampla maioria na Assembleia Legislativa após intensas discussões nas últimas duas semanas.
O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), tem como objetivo aprimorar a gestão das escolas selecionadas, especialmente nas áreas de administração e terceirização de serviços de limpeza e segurança. "O próximo passo é a consulta aos professores, pais, alunos e responsáveis, que vão decidir, de forma democrática, se querem implantar o projeto em suas escolas. É uma nova dinâmica para que a melhor educação do País amplie seus horizontes", afirmou o governador Ratinho Junior.
A instalação do Parceiro da Escola será realizada por meio de uma consulta semelhante à feita para a implantação dos colégios cívico-militares, garantindo um processo democrático que ouvirá a comunidade escolar. A votação nas escolas será preferencialmente realizada de forma presencial.
A consulta ocorrerá em 204 escolas, onde foram identificados pontos passíveis de aprimoramento pedagógico, com o objetivo de reduzir a evasão escolar. A lei recebeu emendas dos deputados estaduais, incluindo a possibilidade de professores efetivos trocarem de escola através de concurso de remoção. Além disso, o programa assegura que os professores contratados pelas empresas parceiras recebam os mesmos salários e tenham direito à hora-atividade prevista na legislação.
A nova legislação especifica que os parceiros atuarão exclusivamente nas áreas administrativa e financeira, enquanto a Seed manterá o controle absoluto sobre o projeto pedagógico. Em relação à merenda escolar, a Seed continuará responsável pelo fornecimento da alimentação, mas o parceiro poderá complementá-la se necessário.
Países desenvolvidos, líderes nos rankings mundiais de educação, como Canadá, Coreia do Sul, Reino Unido e Espanha, utilizam sistemas semelhantes de parcerias na administração educacional. A adoção do Parceiro da Escola visa seguir esses exemplos internacionais de sucesso, proporcionando uma gestão mais eficiente e focada na melhoria contínua da educação pública estadual.


Escolas da região que poderão ter o novo sistema administrativo

BARBOSA FERRAZ: LUZIA GARCIA VILLAR, C E-EF M
BARBOSA FERRAZ: MACHADO DE A BARBOSA FERRAZ,C E-M PR NOR
CAMPINA DA LAGOA: ALBERTO SANTOS DUMONT, C E-EF M PROFIS
CAMPINA DA LAGOA: CAMPINA DA LAGOA, C E-EF M
CAMPO MOURAO: BOSCO, C E D-EF M PROFIS
FENIX: SANTO INACIO DE LOYOLA, C E-EF M
LUIZIANA: ADAUCTO S ROCHA, C E-EF M PROFIS
MOREIRA SALES: MOREIRA SALLES, E E-EF
NOVA CANTU: JOAO F COSTA, C E PROF-EF M PROFIS
RONCADOR: CARNEIRO, C E GAL-EF M PROFIS


Você também pode querer ver estas notícias!

Prefeitura de Moreira Sales cancela concurso público após recomendação do Ministério Público

Goioerê terá um presídio feminino referência no Paraná, anuncia diretor do Deppen

Câmara de Goioerê homenageia APAE com Moção de Louvor pelos 52 anos de serviço

Manifestantes invadem Assembleia Legislativa do Paraná durante greve dos professores