No município de Goioerê, os resultados também foram promissores. A nota do Ideb em 2023 subiu de 5,4 para 6,1, refletindo um avanço significativo na qualidade da educação local.
Atualizado em 15/08/2024 13:19:29
O Paraná se destaca mais uma vez como referência na educação brasileira, alcançando a melhor posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 tanto no ensino médio quanto no ensino fundamental (anos iniciais e finais). Os dados, divulgados nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o estado manteve sua liderança nacional, com um aumento na nota do Ideb de 4,8 para 4,9 no ensino médio entre 2021 e 2023. Esse desempenho coloca o Paraná à frente de Goiás e Espírito Santo, ambos com nota 4,8, enquanto a média nacional é de 4,3.
No município de Goioerê, os resultados também foram promissores. A nota do Ideb em 2023 subiu de 5,4 para 6,1, refletindo um avanço significativo na qualidade da educação local. A Escola Municipal Onive dos Santos destacou-se como a melhor avaliada, com uma nota de 6,8, enquanto a Escola Municipal Ladislau Schicorski obteve a menor nota, com 5,2. Na região da Comcam, os municípios de Janiópolis e Terra Boa lideram com uma média de 8,2.
Criado em 2007, o Ideb é o principal indicador da qualidade da educação no Brasil, sendo divulgado a cada dois anos pelo Inep. O índice é calculado com base no rendimento escolar (aprovação) e nas médias de desempenho nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As notas variam de 0 a 10, refletindo a combinação desses dois fatores.
Em 2021, o Inep introduziu novas diretrizes para o Saeb, incluindo a aplicação digital das avaliações e a ampliação das séries abrangidas a partir do 2º ano do ensino fundamental. Também foram previstas avaliações em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).