Manancial News menu

Goioerê - PR > Policial

Atualizado em 16/08/2018 01:18 por Rubens Silva

Segunda via da carteira de identidade no Paraná pode ser solicitada pela internet

Outra facilidade é com relação aos pontos de entrega do documento. Ao fazer a solicitação pelo Governo Digital o cidadão pode escolher o local mais próximo de sua casa para fazer a retirada.

Está disponível na plataforma Governo Digital o serviço 2ª Via Rápida do RG. Com ele, o cidadão que precisar da segunda via da carteira de identidade pode solicitá-la pela internet, sem precisar ir até um dos postos do Instituto de Identificação. O Governo Digital é a ferramenta do Governo do Paraná para facilitar o acesso aos serviços públicos.
A iniciativa, que faz parte dos serviços mobille do Estado desde 2011, foi aprimorada e as informações foram integradas com o banco de dados do Detran, o que permitiu a ampliação da capacidade do atendimento em quatro vezes. “A média era de 90 a 100 solicitações por dia, hoje são cerca de 400 atendimentos online todos os dias”, disse o diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Vinicius Michelotto.
Em 20 dias na plataforma, foram registradas 7,5 mil solicitações de emissão de segunda via. De acordo com o diretor, a segunda via corresponde em média a 30% da demanda do Instituto e com o serviço digital ativo as filas reduziram no órgão. “Desafogou o Instituto e com isso os outros atendimentos se tornam mais rápido para quem precisa”, afirmou.
A principal reclamação dos usuários era a dificuldade de dias e horários para agendar a emissão do primeiro documento, e agora com a 2ª Via Rápida no Governo Digital o problema tende a diminuir, afirmou Michelotto. “As filas reduziram e há mais horários disponíveis para os outros serviços do Instituto de Identificação”, disse.
Outra facilidade é com relação aos pontos de entrega do documento. Ao fazer a solicitação pelo Governo Digital o cidadão pode escolher o local mais próximo de sua casa para fazer a retirada. “O objetivo é tornar os serviços do Estado cada vez mais fáceis aos usuários”, afirmou o secretário-executivo do comitê de qualidade do Governo do Estado, Marco Aurélio Barbosa.

OUTRAS CIDADES
Também há a opção de ser retirada em outra cidade que não a da residência. “Se a pessoa está no Litoral durante as férias, por exemplo, e perder o documento pode pedir que a entrega seja num dos postos de lá. Assim como em qualquer outra cidade paranaense”, ressaltou Michelotto.
Por enquanto, a 2ª Via Rápida está disponível àqueles que fizeram o cadastro biométrico no Detran ou Instituto de Identificação nos últimos cinco anos, mas a perspectiva é que gradativamente todos os cidadãos tenham as informações integradas em todos os sistemas do Estado. “Estamos fazendo uma força-tarefa com todos os órgãos estaduais para modernizar e aprimorar os processos de atendimento ao cidadão”, disse. “O trabalho colaborativo tem sido fundamental para ampliarmos as soluções no Paraná”, acrescentou Marco Aurélio Barbosa.

Mais notícias

Veja também:

Governo do Estado: Ratinho Jr lidera com 45%; Cida vem em segundo, com 20,2%

Ainda na consulta estimulada, Ratinho Jr atinge seu maior índice entre as mulheres, com 47,8%, contra 41,9% do eleitorado masculino. O resultado se inverte em relação à Cida Borghetti, que tem 22% de intenção de voto dos homens, e 18,6% das mulheres.

Resgatando a tradição da Expo-Goio; festa registrou recorde de público

Fernando ressalta que está muito feliz, por ter dado a sua parcela de contribuição para o resgate da tradição de Expo-Goio. “Voltamos aos bons tempos da festa com grandes atrações musicais todas as noites”, citou.

Brasil é eliminado da Copa da França; árbitra goioerense continua apitando

Com o Brasil fora da competição a goioerense, Edina Alves segue apitando a copa. Neste domingo a árbitra da Fifa comandou o jogo que a seleção de Gana venceu a Nova Zelândia por 1 a 0.