Atualizado em 02/07/2021 18:51 por Rubens Silva
Secretaria de Saúde esclarece que todas as doses de vacinas foram aplicadas antes do vencimento em Goioerê
De acordo com aviso da Secretaria de Saúde, Goioerê recebeu duas remessas dos referidos lotes, sendo que uma das remessas, o vencimento seria para 31/05/2021 e a vacina foi aplicada até o dia 17/04/2021.

Diante das notícias que vários municípios brasileiros imunizaram a população com vacinas vencidas, a Secretaria Municipal de Saúde de Goioerê tranquiliza a população que todas as doses dos referidos lotes da Oxford/Astrazeneca foram aplicadas dentro do prazo de validade.
De acordo com aviso da Secretaria de Saúde, Goioerê recebeu duas remessas dos referidos lotes, sendo que uma das remessas, o vencimento seria para 31/05/2021 e a vacina foi aplicada até o dia 17/04/2021. Já o outro lote que o vencimento seria para 14/04/2021, o imunizante foi aplicado em janeiro.
O secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, tranquilizou a população. “Acabamos de receber essa notícia, em primeiro lugar em quero dizer que a nossa Central de Medicamentos do Paraná, onde as doses são recepcionadas e são armazenadas nos nossos refrigeradores, passam por grande verificação, prazo de validade, a questão de manutenção da temperatura, tudo isso foi feito e o nosso procedimento dentro do Cemepar é muito elogiado, inclusive. As doses que saíram de lá eu tenho certeza que não tinham nenhuma data de vencimento ultrapassada, vamos verificar o que aconteceu, vamos conversar também com a coordenação geral de imunizações do Ministério da Saúde e também checar qual será o procedimento”, disse Beto Preto.
Ainda, Beto Preto relatou que o momento é de esperança, de aguardar o posicionamento das autoridades e orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Até para verificar também se a validade poderia ter sido estendida, as vacinas, por exemplo, da Janssen, tinham um prazo de validade de 90 dias, foi estendido pela Anvisa para 135 dias, vamos analisar, vamos ter cautela para não formar uma opinião equivocada. Ao longo deste dia, no mais tardar neste sábado, possivelmente, teremos uma posição oficial da Coordenação Geral do Ministério da Saúde, da própria Anvisa, e vamos verificar como proceder. Por enquanto, não há nada a temer, não há pânico que deva ser instaurado, os lotes estão determinados, vamos verificar o porquê essas vacinas foram aplicadas fora do prazo. Nós estamos em um momento de muita esperança, a vacina traz esperança, então vamos trabalhar com a hipótese de que tenhamos condições de manter essas vacinas”, completou o secretário de Saúde.
Mais notícias
Veja também: