Manancial News menu

Goioerê - PR > Policial

Atualizado em 02/04/2024 18:45 por Rubens Silva

Entenda como fica a vacinação contra o HPV no Brasil

A vacina utilizada no novo esquema da rede pública permanece sendo a dose quadrivalente produzida pelo Instituto Butantan, que protege contra quatro subtipos de HPV associados ao câncer de colo de útero.

A vacinação contra o papilomavírus humano, o HPV, no Sistema Único de Saúde (SUS) vai deixar de ser feita em duas doses e passará para dose única. A mudança passa a valer a partir da divulgação de uma nota técnica, ainda nesta terça-feira (2).
“A partir da publicação, as pessoas que receberam uma dose já estão plenamente vacinadas e não precisarão receber a segunda”, reforçou o diretor do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti.
A vacina utilizada no novo esquema da rede pública permanece sendo a dose quadrivalente produzida pelo Instituto Butantan, que protege contra quatro subtipos de HPV associados ao câncer de colo de útero.
Em entrevista à Agência Brasil, a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Mônica Levi, considerou a mudança uma estratégia acertada.
“É uma tendência. Vários países do mundo estão migrando para a dose única. Alguns porque não têm vacina e o único jeito de introduzir é com uma dose apenas. Outros, como Austrália, Escócia e Dinamarca, migraram para a dose única porque já conseguiram controlar ou reduzir em mais de 90% a circulação do vírus, das lesões e do câncer propriamente dito. Então, eles estão migrando para uma dose para manter o vírus com circulação baixa ou até ausente”.
“Esse cenário depende de cobertura vacinal e não do número de doses. Se você tem uma baixa cobertura vacinal, ainda que seja com duas doses, você não vai ter mais sucesso do que quando há muita gente vacinada – que seja com uma dose só”, explicou.
Mônica destacou ainda que a mudança se aplica estritamente ao SUS e que o esquema de duas doses para adolescentes de 9 a 14 anos está mantido na rede particular. Isso porque, segundo ela, estudos apontam a eficácia da dose única contra o HPV na prevenção do câncer de colo de útero, mas o vírus está associado a outros tipos de câncer, como de orofaringe, pênis, ânus, vagina e vulva.
“O Brasil é signatário de um acordo da Organização Mundial da Saúde para eliminar o câncer de colo de útero e tomar todas as medidas necessárias até 2030. Essas medidas incluem vacinação, rastreamento adequado com dois testes, pelo menos, ao longo da vida das mulheres e acesso ao tratamento. Hoje, o Brasil está focado na eliminação do câncer de colo de útero. Agora, quem se vacina no sistema privado, quer também proteção contra a verruga genital e outros tipos de câncer. E esses dados a gente não tem com dose única porque não foi estudado. Não quer dizer que não vai funcionar, mas a gente não tem esse dado.”
(Com informações: Agencia de Notícias)

Mais notícias

Veja também:

Aprovado projeto que transforma cargo de auxiliar em técnico de enfermagem

Durante as discussões, os vereadores afirmaram que a aprovação dessa lei é uma questão de justiça, visto que auxiliares de enfermagem com a mesma formação e função tinham salários menores, devido apenas às nomenclaturas distintas nas aprovações de concurso

Motociclista morre ao se chocar com caminhão próximo ao trevo de Mariluz

O motociclista, que estava retornando de Cruzeiro do Oeste, colidiu com um caminhão quando se aproximava da cidade. De acordo com informações preliminares, a motocicleta envolvida no acidente pertencia a uma autoescola local.

Cobra de madeira em matagal assusta crianças e mobiliza profissionais do Corpo de Bombeiros

As crianças que encontraram a "cobra" correram para informar a situação aos seus pais, que prontamente acionaram os bombeiros. Em resposta ao chamado, uma equipe foi enviada ao local para atender a situação.