Manancial News menu

Goioerê - PR > Curiosidades

Atualizado em 03/10/2025 12:05 por Rubens Silva

Goioerê perde mais um pioneiro: faleceu João de Brito, aos 89 anos

Com uma trajetória marcada pelo trabalho e dedicação, João de Brito chegou a Goioerê em 1961 para atuar como mecânico, tornando-se rapidamente uma figura admirada na comunidade. Ligado à Igreja Católica, exerceu a função de ministro da eucaristia nos tempos do padre Luigi de Paoli.

Goioerê amanheceu mais triste nesta sexta-feira (3) com a notícia do falecimento de João de Brito, aos 89 anos, um dos pioneiros mais conhecidos e respeitados da cidade. Ele vinha enfrentando problemas de saúde há algum tempo e, na última semana, precisou ser internado. Desde quarta-feira (1º), estava na UTI da Santa Casa de Goioerê, mas não resistiu e faleceu na noite de quinta-feira (2), por volta das 23 horas.

Com uma trajetória marcada pelo trabalho e dedicação, João de Brito chegou a Goioerê em 1961 para atuar como mecânico, tornando-se rapidamente uma figura admirada na comunidade. Ligado à Igreja Católica, exerceu a função de ministro da eucaristia nos tempos do padre Luigi de Paoli.

Ele deixa a esposa Maria Neuza Souza de Brito, também pioneira de Goioerê, com quem formava um dos casais mais tradicionais da cidade, carinhosamente conhecidos como “João e Maria”. O casal construiu uma família influente, sendo pais do vice-prefeito Adilson Brito, do radialista Gerson de Brito e de Paulo de Brito.

O velório acontece no Memorial Prestar, a partir das 7h desta sexta-feira (3), com sepultamento previsto para as 16h.


LUTO OFICIAL

O prefeito Pedro Coelho decretou luto oficial de três dias no município, em homenagem à memória de João de Brito e em solidariedade à família enlutada, especialmente ao vice-prefeito Adilson Brito. Durante o período, as repartições públicas funcionarão em regime especial, adotando rodízio de servidores para que todos que desejarem possam comparecer ao velório e prestar suas condolências.

Em nota, a Prefeitura destacou o legado deixado pelo pioneiro. “Goioerê se despede de um homem querido, que ajudou a construir a história da cidade. Nos solidarizamos com o vice-prefeito Brito da Saúde, seus familiares e amigos neste momento de dor, prestando nossas mais sinceras condolências.”


Mais notícias

Veja também:

ACIG sorteou três vale-compras de R$ 500,00 no Mês das Crianças; confira os ganhadores

O próximo sorteio da campanha acontece no dia 31 de outubro, com dois vale-compras no valor de R$ 1.000,00 cada. Até o final da promoção, os consumidores ainda concorrerão a diversos prêmios, incluindo um Fiat Mobi 0 km.

Campanha de Multivacinação 2025 para crianças e adolescentes começa na próxima segunda-feira

A ação tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 15 anos, com o objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação e reforçar a importância da imunização na prevenção de doenças.

Dia do Idoso é celebrado em Goioerê com emoção, confraternização e valorização da terceira idade

A programação contou com uma palestra motivacional ministrada por Enirsom Macagnam, que prendeu a atenção do público com dinamismo, reflexões e mensagens de incentivo. Em seguida, os participantes foram recepcionados com um café da tarde preparado com carinho pela equipe da Assistência Social.