Goioerê - PR > Geral
Atualizado em 15/09/2026 15:48 por AdministrRubens Silva
O encontro foi realizado na sala de reuniões do Paço Municipal e faz parte das ações preventivas coordenadas pelo prefeito Pedro Coelho, em parceria com as forças de segurança da comarca. A iniciativa busca preparar as equipes escolares para uma atuação organizada e segura caso o município seja atingido por fenômenos climáticos de maior intensidade.

Com o objetivo de fortalecer as ações de prevenção e ampliar a segurança no ambiente escolar, a Prefeitura de Goioerê reuniu, na manhã desta terça-feira (15), diretores e gestores das redes pública e particular de ensino para apresentar orientações e procedimentos a serem adotados em situações de temporais, vendavais e outros eventos climáticos extremos.
O encontro foi realizado na sala de reuniões do Paço Municipal e faz parte das ações preventivas coordenadas pelo prefeito Pedro Coelho, em parceria com as forças de segurança da comarca. A iniciativa busca preparar as equipes escolares para uma atuação organizada e segura caso o município seja atingido por fenômenos climáticos de maior intensidade.
Durante a reunião, o sargento Ademir Perez, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, destacou a importância de levar informações claras aos profissionais da educação, que desempenham papel fundamental na proteção e orientação dos alunos.
“Após a reunião de alinhamento com o prefeito, percebemos a necessidade de repassar essas orientações aos diretores e professores. Estamos enfrentando episódios severos na região e precisamos estabelecer procedimentos para que todos saibam como agir com segurança caso uma situação de emergência aconteça”, explicou.
Além das orientações apresentadas durante o encontro, o Corpo de Bombeiros deverá realizar visitas às unidades escolares para promover palestras e atividades práticas com alunos e servidores. Entre os assuntos que serão abordados estão os cuidados durante tempestades, ventos fortes, queda de granizo e outras situações que possam colocar a comunidade escolar em risco.
O secretário municipal de Segurança e Trânsito e responsável pela Defesa Civil de Goioerê, Antonio Pacheco, ressaltou que o principal objetivo é preservar vidas e garantir que o município esteja preparado para responder rapidamente diante de uma eventual emergência. “A Defesa Civil também estará preparada para atuar no isolamento de áreas, levantamento de danos, identificação de possíveis vítimas e encaminhamento das necessidades aos órgãos estaduais, buscando apoio emergencial quando necessário”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Julcilea Bussolla de Mello, destacou que a preparação antecipada ajuda a evitar decisões precipitadas em momentos de tensão. “Uma situação de emergência exige tranquilidade, organização e responsabilidade. Com essa preparação, cada equipe saberá qual atitude tomar para proteger nossos alunos e conduzir o momento da melhor forma possível”, afirmou.
A reunião integra uma série de medidas preventivas adotadas pelo município diante das condições climáticas previstas para a região. A Prefeitura reforça que informação, planejamento e capacitação são fundamentais para reduzir riscos e permitir uma resposta mais rápida e segura em eventuais situações de emergência.
Veja também:
Participaram do encontro o prefeito Pedro Coelho, o comandante da Polícia Militar em Goioerê, tenente Maylon Martins, o sargento Ademir Perez e o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Antonio Pacheco. A recomendação é evitar áreas abertas e manter distância de árvores, postes e outras estruturas que possam representar risco em situações de chuva intensa e ventos fortes. Sempre que possível, a orientação é permanecer em um local seguro até que as condições melhorem.
A orientação é para que os moradores façam a separação dos recicláveis ainda dentro de casa, acondicionem os materiais adequadamente e os coloquem na calçada somente no dia e período previstos para a passagem do caminhão. A medida evita que os resíduos permaneçam por muito tempo nas ruas e facilita o trabalho das equipes responsáveis pelo recolhimento.
Além de assistir ao confronto, os atletas conheceram o campo e os vestiários e ainda foram recepcionados por jogadores, proporcionando uma experiência que aproximou os jovens do ambiente do futebol profissional. Dentro de campo, a partida também reservou fortes emoções. O Athletico Paranaense venceu o Cascavel por 3 a 2, conquistando seus primeiros três pontos na Copa Paraná. O gol da vitória saiu nos acréscimos.