Manancial News menu

Goioerê - PR > Geral

Atualizado em 05/11/2026 17:37 por AdministrRubens Silva

Prefeitura de Goioerê realiza audiência pública para discutir mudanças no Plano Diretor

As propostas abrangem diferentes aspectos das normas que regulamentam as construções e a ocupação dos espaços urbanos. Entre os pontos discutidos estão os recuos obrigatórios das edificações, construção de piscinas, instalação de gradis em esquinas, exigências de vagas de estacionamento e instalações sanitárias em estabelecimentos comerciais. Também estão previstas alterações relacionadas à taxa de ocupação em uma zona residencial específica, ao dimensionamento da pavimentação e às regras para utilização e ocupação das calçadas.

A Prefeitura de Goioerê realizou nesta quinta-feira (5) uma audiência pública para apresentar e discutir propostas de alterações no Plano Diretor e na legislação urbanística do município. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, teve como objetivo permitir a participação da população na análise das mudanças antes do encaminhamento dos projetos à Câmara Municipal.

As propostas abrangem diferentes aspectos das normas que regulamentam as construções e a ocupação dos espaços urbanos. Entre os pontos discutidos estão os recuos obrigatórios das edificações, construção de piscinas, instalação de gradis em esquinas, exigências de vagas de estacionamento e instalações sanitárias em estabelecimentos comerciais.

Também estão previstas alterações relacionadas à taxa de ocupação em uma zona residencial específica, ao dimensionamento da pavimentação e às regras para utilização e ocupação das calçadas.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, o objetivo é atualizar a legislação e estabelecer regras mais claras para moradores, profissionais da construção civil, comerciantes e empreendedores, mantendo as exigências de segurança, acessibilidade e proteção ambiental.

Outra mudança apresentada envolve a composição e as atribuições do Grupo Técnico Permanente do Plano Diretor. A proposta prevê a participação do departamento jurídico e amplia a competência do grupo para analisar situações que não estejam expressamente previstas na legislação municipal.




A audiência pública também abriu espaço para que moradores, comerciantes e profissionais apresentassem sugestões e contribuições sobre as alterações propostas. As manifestações também podem ser protocoladas diretamente na Prefeitura.

Após a análise das contribuições, os projetos de lei complementar deverão ser encaminhados à Câmara Municipal, onde passarão pela apreciação dos vereadores.

A Prefeitura ressalta que as mudanças apresentadas ainda não estão em vigor. As novas regras para construções, estacionamentos, calçadas e demais exigências urbanísticas dependem da tramitação e aprovação das alterações legais.


Mais notícias

Veja também:

Orgulho de Goioerê: Ana Laura Barretos brilha no basquete e coleciona títulos nacionais e estaduais

Sua conquista mais recente foi o título nacional dos Jogos da Juventude, defendendo o estado do Paraná. Antes disso, Ana Laura já havia comemorado o título paranaense representando a cidade de Foz do Iguaçu, onde vem desenvolvendo sua carreira esportiva. A jovem também conquistou o título do Campeonato Paranaense Sub-17 e recebeu uma das maiores honrarias individuais da modalidade: o prêmio de MVP, concedido à atleta de maior destaque da competição.

Com talento e experiência, Léo e Lorraine iniciam nova trajetória na música sertaneja

A história musical de Léo e Lorraine começou em Goioerê, quando os dois estudavam e participavam juntos de apresentações e festividades escolares. Anos depois, Léo passou a atuar como violonista de Lorraine, fortalecendo uma parceria que agora se transforma em um projeto profissional. Atualmente, ambos residem em Goioerê e pretendem levar o nome da cidade a diferentes palcos, apostando na experiência acumulada ao longo dos anos e em uma identidade musical própria.

Adversário da ADGG na semifinal da Série Bronze será definido pela Justiça Desportiva

A denúncia foi apresentada pela equipe de Terra Boa, que havia sido eliminada por Santa Helena nas quartas de final. Com a decisão, o Tribunal determinou o avanço de Ivaiporã, mas surgiram dúvidas sobre a fase da competição em que ela deverá ser reintegrada. A situação ganhou novos desdobramentos após a equipe da Platinense, de Santo Antônio da Platina, também apresentar recurso reivindicando uma vaga na semifinal.