Manancial News menu

Goioerê - PR > Policial

Atualizado em 04/03/2017 15:57 por Rubens Silva

“DE UMA IMENSA E BRAVIA FLORESTA CERTO DIA UM CORAÇÃO SE ABRIU”

Essa citação, inicia o hino de Goioerê e descreve as maravilhas existentes nessa terra que foi considerada como uma das melhores mais férteis do planeta.

A Bíblia diz em deuteronômio 8: 7 a 10 que o Senhor teu Deus te introduziu em uma boa terra, Terra de ribeiros de águas, de fontes e de mananciais profundos, Terra de trigo, cevada, figueira e romãzeiras, Terra em que comerás pão sem escassez e nada te faltará nela, Bendizendo ao Senhor teu Deus pela boa terra que te deu.
No desbravamento, início da década de 50 as terras de Goioerê se tornaram famosas em todo o Brasil. Terras roxas encaroçadas e mista de primeira se estendiam até as barrancas do Piquiri, num convite tentador ao homem do campo para explora-las.
Extensos palmitais, perobas em abundancia, madeira de lei, surpreendiam o observador que recebia “inloco” a confirmação da afirmativa de que em Goioerê estavam as melhores terras para café do Brasil e quiça do mundo.
A água era abundante, clima saudável e ameno, aliados a excelência da terra, eram fatores que transformaram as extensas matas milenares, em centenas de sítios e fazendas de café e cereais. O fluxo migratório foi de Paulistas, Mineiros, nordestinos e catarinenses que traziam a mala cheia de esperança no novo eldorado.
Durante as duas primeiras décadas de existência do nosso município, o café esteve à frente da economia e após a a geada de 1975 foram dizimados dando lugar a outras economias mais rentáveis como o algodão e posteriormente a soja, mas antes disso, fomos o maior em produção de hortelã do mundo, significando assim que um alqueire produzia por ano 450 quilos do importante vegetal, merecendo até um artigo da tradicional e austera revista americana “LIFE” que considerou nossas terras, como uma das melhores e mais férteis do planeta.

JUNIOR CORREIA PAZ

Mais notícias

Veja também:

Empresária goioerense aposta em um sonho e constrói uma marca de grande sucesso

Silvana Cionek Costa é o que podemos definir como um verdadeiro exemplo de empreendedorismo. Depois de 20 anos, a marca Lokuka pode ser admirada nas vitrines das principais lojas e vestindo milhares de mulheres em praticamente todo o Brasil.

Projeto vai levar palhaçada e música para o hospital

Se rir é o melhor remédio, como diz o famoso ditado popular, os doutores da alegria são a melhor receita para levar diversão, distração e conforto para pessoas internadas.

A cada 24 minutos, uma mulher é vítima de violência no Paraná

Ao todo, foram 12.329 registros em pouco mais de seis meses. Março é um mês de reflexão, por causa do dia 8, Dia Internacional da Mulher.